terça-feira, 5 de agosto de 2014

Educação Integral e o ensino aprendizagem da matemática

A Educação Integral visa à valorização da cultura social, considerando a diversidade de saberes. Sendo que no pensamento educacional brasileiro, as raízes da concepção de Educação Integral Escolar nos remetem ao Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório), escrito em 1932. Anísio Teixeira destacou a democracia como elemento importante da Educação. Na legislação brasileira a Educação Integral aparece inicialmente com a Lei 9.294/96, reaparecendo apenas em 2007, com a Portaria Normativa Interministerial nº 17, publicada em 24 de abril de 2007, que criou o Programa Mais Educação. Muito tem sido feito nesse caminho e há ainda muito a se fazer. Embora o índice de pobreza tenha recuado significativamente a partir da década de 1990, a sociedade brasileira permanece marcada por acentuados níveis de desigualdade que afetam mais fortemente crianças e adolescentes, a população socialmente mais vulnerável, fatores que aliados às dimensões do país demandam políticas públicas que assegurem a universalização dos direitos sociais preconizados em lei.A formação integral da criança e do adolescente é compreendida como um compromisso não só da escola, mas também da família e da comunidade e para isso propõe-se um novo arranjo educativo, em conexão com o território, na oferta de ações intencionais, intersetoriais que envolvam as varias áreas do saber, e do desenvolvimento humano e social, que ampliem tempos e espaços de aprendizagem e que impliquem a entrada de outros sujeitos para atuarem, com a escola, na tarefa de educar integralmente. Assim, nas palavras de Moraes (2013, p. 128) "Aprender e ensinar matemática hoje já não pode comportar o treinamento de técnicas e de procedimentos de como se faz. [...]diz de um processo que prevê observar como fazemos e como entendemos esse fazer. É preciso refletir sobre tais observações, experimentar e buscar soluções em situações de vida prática [...] destituindo-nos do papel de meros fazedores e executores de técnicas e de exercícios".